quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mais uma polêmica em campanhas do governo

Alguns devem se lembrar da campanha do “três” promovida pelo Banco do Brasil. Até aí tudo bem, já que a sustentabilidade é um dos temas mais atuais e discutidos em todo o mundo. O número 3 era constantemente repetido. Estavamos no auge do debate sobre um terceiro mandato para o presidente Lula. A propaganda dizia: “em todo lugar que você vir esse número, vai saber que ali existe uma forma de você tomar uma decisão para cuidar do planeta, das pessoas e do país em que a gente vive: três”.

A psicologia chama de mensagem subliminar informações dificilmente percebidas e aparentemente não importantes, mas que são absorvidas e influenciam diretamente o inconsciente coletivo. Essa publicidade foi alvo de diversas críticas pela imprensa, pela oposição e pela própria população. O bombardeio à repetição sucessiva do “três” fez com que o Banco do Brasil retirasse do ar a propaganda com a promessa de explicações, que nunca foram dadas.


A mesma empresa de propaganda Master lançou uma nova peça para a campanha do “enta”. Ótimo incentivo e um assunto muito atual. No final do vídeo um dos velhinhos recebe uma ligação da “presidenta”, o que pode ser interpretado como uma referência a Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil e principal nome para a sucessão de Lula.


Mais uma vez uma campanha publicitária do governo divulga um terceiro mandato para o governo petista, que no início de sua história lutava por idoneidade na gestão dos recursos públicos, transparência política e democracia.

Acredito que quando as críticas começarem a aparecer sobre a campanha do “enta”, novamente dirão que tudo é mera coincidência e prometerão justificativas, até a propaganda sair do ar, quando já tiver sido assistida pela população, que, como sempre, se lamENTA, aguENTA...

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