quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Há trinta anos...


Muitos dizem que a geração dos anos 80 foi a última a ter uma infância feliz. Será? Pergunte a quem tem mais de trinta anos quantas vezes se descabelou tentando assistir o último capítulo de Caverna do Dragão que jamais existiu. O fato de alguém ter inventado essa história prova que o nosso bem-estar infantil é demasiadamente exagerado diante da programação da TV na época. Eu te pergunto, os Smurfs conseguiram derrotar o Gargamel de vez? A infância da geração dos anos 80 teve seus traumas.

A minha felicidade era mudar o canal para o SBT. Sim, toda e qualquer casa brasileira ficava sempre ligada no Plim Plim. Felicidade para mim era assistir ao Sérgio Mallandro no programa Oradukapeta com a Porta dos Desesperados e o Mallandrovsky! Os politicamente corretos deixariam existir um programa com esse nome nos dias de hoje? Com certeza não! E logo depois vinha o Bozo, a gente ficava esperando para conferir se alguém ia passar aquele trote para o programa. Sim, o trote do tomate cru. Como a gente era inocente, né?!

Fale para um fã de Ben 10 que bom mesmo era o “alienígena” Gyodai. As crianças que curtem Max Steel não sabem como eram os perigos do He-Man, que enfrentava o Esqueleto e tinha uma irmã em outra dimensão. Mas cadê os traumas da geração dos anos 80? Bom, nós não vimos o Hank levar a Sheila para o parque como adolescentes normais. Até hoje ninguém entende muito bem porque o Seu Madruga não terminou com a Dona Clotilde. E o que houve com o mascote da Punky na série da TV, aquele bichinho que voava e fazia magia com as orelhas? E por aí vai... Agora pergunte aos jovens de vinte e poucos anos se eles têm os seus traumas da cultura pop também. Toda criança teve e terá!

Chegamos aos trinta anos e devemos saber que nossa infância não foi nada de especial. O que há de especial é que ela é nossa e o que é nosso a gente cuida. Será mesmo que não foi especial? Qual outra geração deu sentido a um pogobol? Isso é para poucos!

Nenhum comentário: