sexta-feira, 9 de julho de 2010

Apresentação oficial da logo da Copa do Mundo 2014

Em uma cerimônia esquisita, o Brasil apresentou a logo oficial da Copa do Mundo 2014FIFACBF e um monte de figurões, não inclua o Pelé entre eles e alguns globais, confirmaram a marca. A assessoria de imprensa da CBF justificou a ausência de Pelé no lançamento da logomarca Copa 2014 afirmando que convidou o Atleta do Século, por e-mail, mas ele não pôde comparecer devido a compromissos no Brasil. Em 19 de novembro de 2007, a imprensa internacional estranhou a ausência de Pelé na cerimônia que oficializou a Brasil com sede da Copa 2014, em Zurique. É impossível dissociar a imagem do Rei quando o assunto envolve Brasil e futebol, ainda mais em se tratando da realização do Mundial no país. A questão é política. Tem a ver com as rugas entre Ricardo Teixeira e Pelé, além do fato de o Atleta do Século ser contratado do SBT.
Mas, voltemos ao assunto do emblema, vinte e cinco agências brasileiras apresentaram projetos de logomarca. A comissão julgadora teve sete integrantes: o arquiteto Oscar Niemeyer e o designer Hans Donner e os "sabem tudo de design": a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo, além de Ricardo Teixeira e o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. Venceu a agência brasileira África. Além da "noção humanitária" da interligação das três mãos levantando o troféu, a representação em verde e amarelo é o simbolismo das "mãos calorosas brasileiras" ( essas três mãos seria uma homenagem a Leonardo Prudente, Júnior Brunelli e Eurides Brito?) dando as boas-vindas ao mundo.
Essa logomarca é fraca, ridícula e mal feita, acho que a profissão de designer está dando uma prova de regressão. Se não tivesse divulgado que a logomarca é da agência África, já ia me perguntar quem foi o aluno e qual foi a Escola Classe vencedora.
É isso aí, temos quatro anos para nos acostumarmos. Abaixo, o vídeo oficial de apresentação:


Nenhum comentário: